Diferença entre advocacia consultiva e contenciosa
Advocacia Consultiva e Contenciosa – O direito apresenta muitas áreas de atuação, responsáveis por cuidar de diversos aspectos da vida pessoal e jurídica de um indivíduo. Por conta disso, necessário entender quais áreas podem ser úteis para a resolução de problemas e como elas podem ajudar para evitar questões mais complicadas, como é o caso da advocacia consultiva e da contenciosa, que correspondem a campos diferentes do direito.
A advocacia consultiva é uma estratégia que pertence ao ramo do direito, a qual geralmente se trata de uma consultoria mensal que tem como objetivo evitar que problemas que existem na empresa se transformem em disputas judiciais.
Essa estratégia funciona como uma prevenção contra problemas e riscos em potencial de alguma decisão tomada trazer prejuízo para a empresa. Por esse motivo, a advocacia consultiva é fundamental para a prevenção e a resolução de conflitos, pois tem como objetivo promover o diálogo entre as partes e viabilizar o fechamento de um acordo sem que se tenha a necessidade de acionar a justiça.
Já no caso da advocacia contenciosa, ela é responsável por cuidar de situações que envolvam contestação ou conflito de interesses, ou seja, esse ramo do direito tem como objetivo representar o cliente judicialmente e encontrar alternativas para que o cliente que já está sendo processado tenha uma resposta favorável na justiça. Entre os casos mais comuns em que um problema pode precisar ser resolvido por meio de medidas legais entre as partes estão as cobranças abusivas de impostos, ação trabalhista de funcionários antigos contra a empresa, o que significa que a advocacia contenciosa é usada para defender uma pessoa que está respondendo a um processo judicial.
O ramo da advocacia contenciosa costuma ser mais utilizado, embora tenha como principais desvantagens a demora para se chegar em uma decisão que proporcione a resolução de problema de forma satisfatória e também a questão de o custo para se envolver em uma disputa legal ser muito alto, principalmente em um país em que um processo pode demorar muitos anos para ser finalizado e a decisão acatada.
Leia também:
Compliance: O que é e como aplicar na sua empresa