Compliance: o que é e como aplicar na empresa
Nos últimos anos, um termo que tem sido muito usado no mundo corporativo é compliance.
Essa prática tem o objetivo de evitar que a empresa não fique com a imagem arranhada por conta de alguma situação negativa, além de garantir que os funcionários tenham condutas que estejam de acordo com o que está previsto pela lei e que sigam as normas estabelecidas pela empresa.
Esse departamento é fundamental principalmente para grandes companhias, uma vez que o compliance é responsável por evitar que problemas internos tenham que ser resolvidos na justiça. Sendo assim, a função desse departamento é averiguar se as regras estão sendo cumpridas, evitando assim crises, multas e descumprimento da lei.
Por conta disso, o compliance é responsável por elaborar uma série de regras para garantir que os funcionários estão seguindo as leis e regulamentos da empresa.
Isso significa que o compliance pode elaborar códigos de conduta no ambiente de trabalho, treinamentos, documentos corporativos e acordos, além de ter permissão para investigar se estão ocorrendo casos de corrupção, violação de regras ou atitudes antiéticas dentro da empresa, que podem atingir a área financeira, trabalhista ou contábil do negócio.
Entre as principais atribuições do departamento de compliance estão a observação para saber se o regulamento está sendo cumprido, solução para caso de violação de regras da empresa, impedir atos que possam prejudicar a imagem da empresa no mercado e gerenciamento de riscos. Além dessas atividades, o compliance pode ser também responsável por cuidar do gerenciamento das regulamentações criadas pelo governo, treinamento de funcionários e gerenciar a parte de denúncias, a fim de investigar se a acusação feita é verdadeira e, caso seja, aplicar as punições cabíveis.
Esse departamento é responsável também por fazer uma investigação a respeito dos prejuízos que determinada atitude pode causar para a empresa, como, por exemplo, avaliar se a compra de uma nova empresa vai ser um bom negócio.
Essa prática traz muitos benefícios para as empresas que adotam o compliance, uma vez que passam mais credibilidade, além de detectarem e resolverem problemas com mais rapidez e melhorar o diálogo entre funcionários e profissionais em cargo de chefia, o que deixa o ambiente mais leve e propício para os funcionários se sentirem confortáveis para procurar o compliance se for necessário.
Para criar uma área de compliance na empresa, primeiramente é necessário analisar a rotina da empresa, a fim de analisar quais devem ser normas que cada departamento deve cumprir. Além disso, é fundamental ter um canal que permita que as pessoas possam falar anonimamente, possibilitando assim que funcionários, clientes e fornecedores tenham a oportunidade de se expressar sem medo de sofrer alguma represália.
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