Como realizar um plano de negócio?
A criação de uma empresa não é uma tarefa simples, precisa de muito conhecimento porque é necessário tomar uma série de providências e definir vários pontos importantes, uma vez que gerenciar um negócio é muito mais do que ter uma boa ideia e colocá-la em prática.
Por conta disso, é fundamental que a empresa tenha um plano de negócios, que é um documento no qual devem constar todas as informações necessárias para criar um negócio, como um estudo sobre o mercado, a ideia inicial do negócio que vai ser montado, os objetivos que devem ser alcançados, recursos, estratégia de marketing, a previsão de custos e outros detalhes importantes.
É recomendável que o plano de negócios seja feito antes da criação da empresa, uma vez que ele será responsável por nortear a equipe no início. A existência desse documento ajuda também a manter o foco e a objetividade na tomada de decisões, evitando assim que os donos do negócio acabem se perdendo nas próprias ilusões.
Além disso, o plano de negócios possibilita uma análise mais profunda do mercado e maior conhecimento a respeito de fornecedores e clientes, diminuindo assim as chances de o negócio não ter o sucesso esperado. O plano de negócios é uma ferramenta importante também para buscar potenciais investidores e clientes, uma vez que é mais provável conseguir capital para uma empresa que tenha um plano bem fundamentado, com análise de riscos e possibilidade de dar retorno financeiro daqui a há algum tempo.
Para ter um bom plano de negócio, é necessário que ele tenha o máximo possível de dados que sejam relevantes para a sua empresa.
DIVISÃO PLANO DE NEGÓCIOS:
Sumário executivo – Esse item conta com a descrição do negócio, mercado, projeção de vendas e lucros.
- Equipe de Gestão – Apresenta o organograma e um resumo das competências dos principais nomes da equipe.
- Pesquisa de mercado – Nessa parte do plano de negócio há um estudo aprofundado sobre a indústria, clientes, fornecedores, tendências, concorrentes e o diferencial que a empresa pretende ter de seus concorrentes.
- Análise econômico-financeira – Esse item contará com as projeções de vendas, lucratividade, custos para a implementação do projeto, ponto de equilíbrio, necessidade de capital de giro e tempo para alcançar um fluxo de caixa positivo.
- Plano de Marketing – Nessa parte são apresentadas as qualidades do produto, estratégias de precificação, canais de vendas e como será feita a propaganda.
- Plano operacional – Esse item apresenta a estrutura física da empresa, capacidade de produção, parte jurídica e logística.
- Plano de Implantação – Nessa parte é feita a análise SWOT, que mostra quais são pontos fortes e os que devem ser melhorados para evitar problemas. Além disso, nesse item é apresentado o levantamento de riscos, análise de cenários, sendo também apresentado.
Para que o plano de negócios seja útil para a empresa, é necessário que ele tenha o máximo de detalhes possível para ajudar na implementação do negócio. Entretanto, caso haja algum erro ou o projeto não saia como esperado, não é motivo para se desesperar, pois geralmente esse tipo de documento não é seguido fielmente, a função principal dele é servir como suporte no início da implementação do projeto.
Veja também:
O que fazemos?